Deu partida, e o carro não ligou de jeito nenhum? Ou então o veículo parou no meio do trânsito e não demonstrou nenhuma reação quando tentou fazê-lo funcionar? Se não foi você quem passou por isso, com certeza conhece alguém que tenha passado, né, parceiro?!

Essas situações são muito comuns por aí e têm um nome: bateria arriada! Esse é um problema que você pode resolver facilmente ou evitar que aconteça, afinal de contas, tempo é dinheiro. Principalmente quando você é motorista de app e precisa 100% do carro pra trabalhar. E, na boa, antes prevenir do que remediar, né não?
Vem saber mais! Se liga nas dicas abaixo:

O problema é na bateria mesmo?

Existem algumas formas de avaliar se o carro tá com dificuldades de funcionamento por causa da bateria arriada. Seu veículo dá sinais, parceiro, se liga nos detalhes.
Painel de instrumento: foi dar a partida e apagou tudo? Sinal de que a vida útil da sua bateria já tá acabando. Outros pontos pra ficar de olho são: ícone da bateria sempre com a luz vermelha ligada ou acendendo em alguns momentos; ao virar a chave na ignição, o motor começa a ligar lentamente, principalmente em dias frios.

Nessas situações, o problema muito provavelmente é na bateria.

Por que minha bateria arriou?

Um dos motivos que podem causar bateria arriada é entrar no carro e sair ligando tudo antes de dar a partida, como o som do veículo e abaixar o vidro no botão automático.

A bateria tem validade, sabia? No geral, o tempo de vida dela é em média de 3 a 4 anos. O bom ou mau uso pode fazer com que ela dure mais ou menos.

Outro ponto que também pode atrapalhar a recarga da bateria é alguma falha no alternador. Caso ele tenha entrado em contato com água, óleo, pó e outros resíduos, isso pode prejudicar os componentes presentes nele, dificultando o bom funcionamento da bateria, sacou?

Já identifiquei o problema, agora como resolver?

  1. Chame o seguro!

O melhor a se fazer é sempre entrar em contato com o seguro. Se o seu carro pra trabalho é alugado, fica ainda mais fácil resolver, pois os reparos, manutenções e todo o auxílio necessário são inclusos na mensalidade e ficam por conta da locadora.

Mas fica de olho nos prazos de revisão e manutenção pra levar o carro sempre na data certa e evitar problemas como esse.

2. Recorra à “chupeta”

“Meu carro tá parado no meio da estrada, preciso de uma saída pra ontem!”. Nesse caso, faça a famosa “chupeta”, que consiste em ligar os cabos da sua bateria aos cabos de outro veículo.

Aí, é só contar com a ajuda de um parceiro pela rota e seguir rodando.

  1. Utilize um carregador de bateria

Se o carro parou na garagem, antes de sair de casa, fica um pouco mais fácil resolver na hora. Mas, pra isso, você precisa ter um carregador de bateria. Existem modelos bem em conta em lojas especializadas e pode ser uma “mão na roda” em momentos como esse.

Quais cuidados preciso ter pra fazer a bateria durar mais?

Todo cuidado é essencial pra que seu carro funcione bem, inclusive fazer sua bateria ter mais tempo de vida e, com isso, deixar de ter problemas com bateria arriada.

Sempre confira, antes de sair do carro, se ficou algum aparelho ligado, pois isso pode consumir toda a energia. Ter um multímetro faz toda a diferença pra conferir, sempre que possível, se a bateria tá com a voltagem correta ou não.

Faça a medição e fique de olho no visor. Se apresentar o valor acima de 12.6 volts, é sinal de que tá tudo certo; caso mostre abaixo de 9 volts, ela não tá totalmente carregada.

Cuidar do seu carro pra rodar tranquilo, e evitar ficar parado por bateria arriada, faz toda a diferença pra que você consiga focar apenas os seus ganhos e metas.

Seja qual for a sua dúvida, conte com a gente. Continue nos acompanhando pra mais informações do universo do motorista de app! Estamos no Facebook, no  Instagram e no YouTube. Bora zarpar, parceiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *