Você já se perguntou quanto o Uber cobra por km? Normalmente, o preço base das corridas é determinado pelo tempo e pela distância da viagem. Porém, algumas vezes existem tarifas adicionais que são incluídas no valor.

Quer saber tudo sobre o assunto e entender como podem ser os seus ganhos rodando como motorista de app? Continue lendo e confira!

O que influencia no valor cobrado?

Pra saber quanto o Uber cobra por km é preciso entender que essa não é uma definição fixa. O preço das corridas depende de vários fatores e é definido viagem a viagem.

Para chegar a esse valor, a Uber considera pontos como distância e tempo da corrida, além de outros critérios, como:

  • rotas com alta demanda e muito solicitadas;
  • total de quilômetros do trajeto, considerando também a distância até o local de início da viagem;
  • tempo total da corrida, levando em conta também o tempo gasto para chegar até o local de partida da viagem.

Além disso, outros fatores podem influenciar no valor cobrado por km. Confira!

Local e preço do combustível

O preço será provavelmente mais alto em cidades em que a demanda de corridas por aplicativo é maior, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, entre outras.

Outro fator que influencia no quanto o Uber cobra por km é o preço do combustível. Geralmente, um é reajustado de acordo com o outro.

Tipo do veículo e categoria

Outro ponto que afeta o valor do km e da viagem é a categoria em que o veículo está. Saca só quais são:

  • Uber X: tem viagens mais baratas;
  • Uber Comfort: tem carros com mais espaço interno e oferece a opção de o passageiro escolher se quer conversar ou ligar o ar-condicionado, por exemplo;
  • Uber Black, com veículos de padrão mais alto;
  • Uber Juntos, uma categoria que permite que usuários desconhecidos dividam o valor (como uma lotação);
  • UberX Promo, em que o usuário pode pagar menos caso ele esteja disposto a esperar pela chegada do veículo.

Tipos de tarifas

Pra saber o valor do km rodado, é preciso entender que a tarifa é a soma do preço base ao preço do km e do minuto rodado. Além disso, outros custos também podem ser incluídos.

Confira o resumo que preparamos sobre outras tarifas que podem ou não alterar o preço total da viagem:

  • Tarifa base: preço inicial da corrida, valor fixo;
  • Preço mínimo: parte de um preço inicial que não pode ser maior que a tarifa base;
  • Custo por minuto: valor por minuto enquanto durar a viagem;
  • Custo por quilômetro: vai depender da cidade, do valor de cada km e do preço do combustível;
  • Taxa de reserva: tarifa adicional que pode ser cobrada quando há custos adicionais em viagens com UberX — por exemplo, rotas em que há pedágios, o que pode alterar de forma significativa o valor.

Cálculo de quanto o Uber cobra por km

Agora que você já entendeu tudo o que pode influenciar no valor cobrado por km, vamos te explicar como é feito, de fato, esse cálculo. 

Pra saber o custo por km, é necessário dividir o preço do litro do combustível pelo consumo médio. Muitas vezes, esse valor é desconsiderado, mas o trajeto pode gerar cobranças adicionais, como ida e volta de pedágios.

Por esse motivo, é importante estar atento a todas as informações que o aplicativo  disponibiliza pra que a maneira como as corridas são feitas e descritas fique clara.

Recentemente, o aplicativo foi atualizado e as faturas foram mais detalhadas pros motoristas. Dessa forma, fica mais fácil entender quanto e como se ganha e se gasta.

Como mostramos, o local em que você está, o preço do combustível, a categoria à qual o seu veículo faz parte e outros detalhes, que podem sofrer variações durante o curso da viagem, podem alterar o quanto o Uber cobra por km.

É importante ter essas informações em mente pra entender quanto você pode faturar como motorista de app. A boa notícia é que você pode rodar mesmo se não tiver um carro. O aluguel de carros pra aplicativo cresce cada vez mais por ser uma alternativa que traz mais praticidade, segurança e conforto à vida de quem roda todo dia.

Não sabe como funciona? É fácil, fácil: basta conferir os nossos planos pra aluguel de carros para aplicativos e escolher a opção que mais se encaixa na sua realidade. Você dá o ritmo e Zarp te ajuda da forma que você precisa.

Bora zarpar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *