O pagamento da Uber é um assunto que todos os motoristas gostariam de saber. Por ter uma série de formas de pagamento dentro da plataforma, é comum que exista uma pequena confusão acerca do repasse para os motoristas. No entanto, o processo é bem mais simples do que as pessoas podem imaginar.

Ao longo das suas corridas, será comum se deparar com passageiros que desejam pagar em dinheiro, bem como com aqueles que vão pagar por meio do aplicativo. Ainda assim, é necessário ficar atento pra receber o seu dinheiro corretamente. Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber antes de zarpar!

Taxas de pedágio na Uber: como funcionam?

Antes de falar diretamente sobre o pagamento da Uber, é importante mencionar a taxa de pedágio. Assim como qualquer outro condutor, o afiliado pode acabar se deparando com essa situação. Pra não ser pego de surpresa, é válido avisar que o valor do pedágio será cobrado diretamente dos usuários, fazendo uma adição ao valor da corrida.

Pra que seja possível consultar esse tipo de valor, basta ir em “Ganhos”, dentro do próprio aplicativo da Uber. Lá, haverá um maior detalhamento sobre os pedágios. Esse valor também poderá ser consultado em seu relatório semanal. A taxa de serviço da empresa não será aplicada em casos de pedágio.

Caso o valor não apareça no relatório de pagamento da Uber, o ideal é que o condutor solicite uma revisão à empresa. Pra isso, basta fazer o seguinte caminho.

  • Vá em Ajuda.
  • Em seguida, clique em Questões e ajustes de viagens.
  • O próximo passo consiste em tocar em Problemas com o preço de uma viagem.
  • Por fim, basta selecionar O valor do estacionamento ou pedágio não foi incluído no preço.

Em seguida, a equipe da Uber vai te direcionar pra resolução do problema. Fique tranquilo, porque, no fim, tudo dará certo e o valor vai aparecer na sua conta, certo?

O que esperar do valor recebido?

Quais são as suas expectativas acerca do pagamento da Uber? É válido lembrar que o lucro pode variar bastante de uma semana pra outra. Sendo assim, é importante conferir se todas as contas batem e se todos os valores estão sendo direcionados para o seu perfil. Além disso, é importante se empenhar para fazer boas viagens e ter um equilíbrio ao longo das semanas .

O pagamento da Uber vai depender muito de quantas viagens o motorista realizou ao longo da semana, já que o relatório gerado é de visão semanal. Além disso, os horários nos quais os condutores resolvem fazer as suas viagens também acabam influenciando bastante. Por isso, sempre esteja atento aos horários de pico!

Por meio do próprio aplicativo da Uber, os condutores poderão acessar alguns recursos que vão facilitar o seu cálculo de renda. Por meio da agenda de viagens, por exemplo, é possível saber mais sobre as promoções e os melhores horários pra zarpar. Assim, as melhores oportunidades da região serão aproveitadas.

A Uber cobra taxa de serviço?

Sim, a Uber cobra uma taxa de serviço dos seus motoristas. Isso acontece porque é necessário cobrir alguns custos operacionais dentro da plataforma. Além disso, é por meio desse valor que novas tecnologias poderão ser implementadas no aplicativo, ajudando condutores e passageiros a terem experiências melhores a cada dia.

De uma maneira geral, esse valor não interfere tanto no pagamento da Uber. A taxa é pouca em comparação com os valores que poderão ser recebidos por quem trabalha pra plataforma. Sendo assim, você estará incentivando ainda mais o crescimento do seu meio de trabalho, o que só traz vantagens.

Pagamento em dinheiro: como funciona?

Afinal, se um passageiro quiser pagar em dinheiro, como isso pode funcionar? É importante lembrar que o motorista da plataforma ficará com todo o dinheiro que for recebido. Mas o valor da taxa de serviço será deduzido diretamente do total de ganhos registrado no próprio aplicativo da empresa.

No entanto, se o passageiro entregou uma determinada quantia em dinheiro e você não teve como dar o troco correto, há uma solução. No próprio aplicativo da Uber, basta selecionar a opção “RECEBI X” e marcar o total recebido. Assim, o usuário que participou daquela corrida ganhará descontos graduais em suas próximas corridas.

Além disso, as promoções também serão pagas de forma comum no fim de semana. Caso o usuário solicite a corrida e aplique um desconto, essa redução de valor também refletirá no dinheiro que será entregue. O valor integral será recebido no próximo repasse de ganhos, dentro da própria plataforma.

Tentativa de pagamento em dinheiro em corridas que só aceitam pagamento digital

É muito comum que alguns usuários acabem solicitando uma corrida com método de pagamento digital, mas, na hora, desejem pagar em dinheiro. No entanto, nenhum condutor é obrigado a receber o valor em espécie em viagens que foram previamente marcadas como pagamento eletrônico. O ideal é que a Uber seja alertada nessas situações.

Pra evitar possíveis aborrecimentos e qualquer problema com o pagamento da Uber, o ideal é informar ao passageiro que a empresa não aceita pagamento em dinheiro pra corridas que, anteriormente, foram assinaladas como pagamento eletrônico. Isso pode diminuir o impacto negativo no repasse de informação.

Sempre que um dos usuários solicita uma corrida por meio do aplicativo da Uber, o valor já é deduzido automaticamente desse método. Sendo assim, não há a necessidade de fazer uma solicitação de pagamento eletrônico e, no momento de finalizar a viagem, o passageiro desejar realizar a quitação da corrida com dinheiro em espécie.

Como acontece o repasse de ganhos?

Ainda sobre o pagamento da Uber, é importante lembrar que todo o extrato relacionado aos seus ganhos será fechado toda segunda-feira, a partir das 4h. O valor das corridas efetuadas ao longo da semana será enviado pra uma conta bancária previamente cadastrada, já debitada a taxa de serviço.

No entanto, se você tiver escolhido um método de aluguel de carros pra aplicativo, é provável que o valor do aluguel também seja debitado de sua conta, já que ela se conecta diretamente à Uber. O processo de pagamento do seu banco pode levar até três dias úteis pra ser contabilizado.
Agora que você já sabe tudo sobre o pagamento da Uber, já está pronto para zarpar? Então, confira como funciona o aluguel de carros para aplicativos e vem com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *