Se você é motorista de app e vai dirigir em São Paulo ou quer começar a rodar na metrópole, este conteúdo é pra você.
Desde 2018, a cidade colocou em prática a Resolução 16 do Decreto 56.981/2016, que estabeleceu novas regras e exige que todos os motoristas de aplicativo tirem um certificado pra ter autorização pra rodar: o Cadastro Municipal para Motoristas de Aplicativo (ConduApp).
É importante sinalizar que o certificado só é necessário pras corridas que iniciam dentro da capital. Se você pretende pegar corridas apenas na região metropolitana, não tem que se preocupar, beleza?
Quer entender melhor? Então vem com a gente saber de tudo!
O que é o ConduApp?
O ConduApp é um certificado que todo motorista de app deve ter pra rodar na cidade de São Paulo. Pra obter esse registro, você deve ter uma CNH com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), comprovar que não tem antecedentes criminais e fazer um curso preparatório.
Como tirar meu ConduApp?
Pra tirar seu ConduApp, o primeiro passo é estar registrado como motorista parceiro em algum aplicativo de transporte. Os próprios apps já te oferecem a chance de fazer o curso online e gratuito.
Se liga no passo a passo de como fazer o curso:
1. Cadastro em apps de transporte
Alguns dias depois do cadastro, quando ele for aprovado, você vai receber um e-mail com as instruções de como fazer o curso. A recomendação das empresas é que você complete o curso dentro de um prazo de 30 dias.
2. Envio de documentos
Enquanto você faz o curso, que tem carga horária total de 16 horas, você deve enviar alguns documentos. O principal deles é o comprovante negativo de antecedentes criminais. Além desse, você deve, também, enviar uma cópia do comprovante de residência e da sua CNH.
3. Completou o curso? Agora é só correr pro abraço!
Durante o seu tempo estudando pelo ConduApp, você vai ver temas como direção defensiva, mecânica básica e primeiros socorros. Aprendeu tudinho? Agora é só esperar. O certificado vai chegar automaticamente no seu e-mail.
O que mais eu preciso saber?
Pra dirigir em São Paulo, a resolução municipal prevê que os veículos ligados a aplicativos de transporte devem ter sido fabricados depois do ano de 2010. Caso o seu carro não se adeque a essa regra, você poderá continuar rodando normalmente nas cidades da região, mas não na capital.
Com Zarp você tem a opção de alugar carros fabricados em anos mais recentes e não vai precisar se preocupar.
Facinho conseguir seu certificado, né? Ah, é importante ficar sempre de olho no seu e-mail pra ter certeza de que o documento não vai cair no spam, viu?
E aí, curtiu essas dicas? Aqui no Blog Zarp, tem muito mais pra você! Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.