Trabalhar como motorista de aplicativo significa que seus lucros não são fixos e sempre vão variar de acordo com a quantidade e tipos de corrida que você faz no mês, além de fatores externos, como o preço do combustível.

Pensando nisso, a gente separou algumas dicas pra te ajudar a ter sempre uma quantia guardada e não correr o risco de ficar no vermelho. Quer mais? Ao final do texto, você encontra uma planilha de controle financeiro que criamos especialmente para os zarpers. Se liga!

1. Já tem uma reserva de emergência?

Este tópico vale pra qualquer tipo de profissional. Afinal, a gente nunca sabe o dia de amanhã, né? Por isso, é sempre importante reservar uma quantia pra cobrir gastos em casos de emergências. 

Por exemplo, se (bate na madeira) por acaso acontecer algum problema com a sua casa ou com o seu carro, ou se você tiver um gasto médico ou odontológico inesperado, é dessa poupança que sai esse dinheiro.

Por isso, é importante você guardar uma pequena quantia todo mês, compatível com a sua realidade, caso precise usar.

2. Hora de separar os gastos pessoais dos profissionais

Quando o seu carro é o seu meio de trabalho, fica difícil não misturar o que é profissional com o que é pessoal.

É importante contar gastos com combustível, revisão, IPVA e seguro como despesas profissionais. Dessa forma, você consegue ter uma quantia separada especialmente pra gastar com você, com sua casa e com sua família.

Ah, mas, se você é Zarper, só precisa se preocupar mesmo é com a gasolina, viu? Outros valores, como IPVA, sinistro e revisão já estão inclusos no aluguel do seu carro. Se interessou? Vem simular a sua reserva.

3. É importante pensar no futuro

Comprar um móvel novo ou um eletrodoméstico pra sua casa, fazer uma reforma, colocar aparelho nos dentes, trocar de carro… tudo isso sai caro e são gastos que precisam ser planejados com antecedência.

Por isso, dentro da sua realidade, é importante separar um pouco de dinheiro pensando no futuro. Você pode até não ter com o que gastar agora, mas é sempre bom ter um pouquinho guardado.

Mas cuidado! Não confunda esse dinheiro de gastos futuros com o da reserva de emergência, viu? É importante não misturar as coisas, pra que você não tenha problema depois e ainda possa gastar o dinheiro reservado pra comprar uma geladeira nova, por exemplo, sem se preocupar em ficar sem reserva pros casos de emergências.

4. É mais fácil monitorar os gastos com a ajuda de uma planilha

Sabe quando você vai abrir o aplicativo do banco pra olhar seu saldo e percebe que tem bem menos dinheiro na conta do que pensava e não sabe como gastou aquilo tudo?

Pois é, isso é falta de uma planilha.

Nela, você registra todas as vezes que você gasta dinheiro e com o quê. Com isso, você tem uma ideia melhor de quanto entra e quanto sai todo mês. Você pode criar essa planilha usando aplicativos pra computador e celular ou pode então usar a nossa, criada pensando em sua rotina como motorista de app e adaptada pra sua realidade. Curtiu a ideia? Pra acessar, é só clicar abaixo.

Só se for agora

E aí, o que você achou desse texto?

Aqui no Blog Zarp, tem muito mais pra você! Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *